Modelando uma caneca no Blender

Um pouco de teoria...
"Blender (também conhecido como blender3D) é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado." (Wikipédia).

Ou seja, Blender é um programa free (gratuíto) utilizado para modelagens gráficas 3D.

Bom, vamos à caneca...

Para começar, delete o cubo inicial do Blender e adicione um circulo com 16 vértices (Add>Mesh>Circle). Não esqueça de marcar a opção Fill para que o circulo seja criado com preenchimento.











Com o circulo adicionado aplique uma rotação (R) de 11.25 graus. Faça isso teclando R e em seguida digitando 11.25. Tecle enter para finalizar.











Agora você terá que dar altura para sua caneca. Entre no Edit Mode (TAB) e provavelmente todos os vértices estaram selecionados. Caso eles não estejam, selecione-os teclando A.











Mude para a visão frontal (Numpad1) e dê uma extrusão (E) do tamanho que desejar para sua caneca. Você pode fazer uma extrusão reta teclando E (para extrusão) e em seguida Z (para trancá-la no eixo Z).











Para fazer a alça da caneca precisamos realizar alguns cortes na malha. Tecle Ctrl+R para acessar a ferramenta Loop Cut. Faça cortes na horizontal como mostra a animação abaixo. Para adicionar mais cortes de uma vez só você pode rodar o Scroll do mouse para cima.











Com os cortes feito já podemos trabalhar na alça. Comece selecionando os 8 vértices da onde sairá a alça.











Pressione Delete para apagar as faces selecionadas. Para apagar apenas as faces escolha a opção Only Faces.

Agora nós aplicaremos um extrusão para começar a dar forma na alça. Tecle E e em seguida selecione a opção Only Edges para a extrusão não ser feita com preechimento.











Você pode dar o tamanho que quiser para a alça, mas não exagere. A minha ficou com este tamanho:











Selecione agora os 4 vértices exteriores da alça como mostra a imagem abaixo.











Mova-os para a direita num valor de 0.2. Faça isso teclando G, em seguida X e depois 0.2.











Como você pode ver ainda falta fechar a alça. Faça isso selecionado 4 vértices de cada vez e teclando F. A imagem abaixo mostra o processo.











Com a alça pronta nós podemos fazer o buraco da caneca. Mude para o modo de seleção de faces (Ctrl+TAB+3) e selecione todos as faces superiores.











Para fazer o buraco realize o seginte procedimento: aplique uma extrusão (E) sem mover as faces confirme (Enter). Em seguida uma pequena escala (S) e confirme novamente (Enter). Depois dê mais uma extrusão para baixo no valor de 1.8. Veja o processo na animação abaixo:











A foma da nossa caneca já está pronta, mas ela ainda está quadrada. Para arredondá-la vamos adicionar um modificador Subsurf.

Vá até o painel Editing (F9) e na aba Modifiers adicione um novo modificador do tipo Sufbsurf.















Feito isso, aumente os níveis da subdivisão para 3.











Para deixar as pontas do objeto lisas você pode aplicar um Set Smooth. Esta opção está no mesmo painel, porém na aba Link and Materials.











A aparencia da caneca está muito melhor depois de aplicarmos o SubSurf. Mas ela ficou muito redonda. Para deixar algumas areas menos arredondadas você pode usar Loop Cuts.

Certifique-se de que você está no Edit Mode e faça 2 cortes na boca da caneca. Dessa forma ela fica menos redonda e com um aspecto muito melhor.











Você pode fazer mais cortes em outas partes da caneca para que não fique muito redonda.













Fonte: BlenderTotal

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br