Exército americano utiliza iPods Touch como arma de guerra

O que era para ser apenas um tocador de música agora faz parte do arsenal de guerra do exército americano. Diferentemente da Inglaterra, que não se deu muito bem com o aparelho, os EUA passaram a utilizar iPods Touch como aliados na preparação e operação da entidade.

A notícia é do Engadget. O site reporta sobre um recente artigo na revista Newsweek, o qual mostra como os aparelhos estão substituindo gradativamente equipamentos mais caros, e instituindo o que se chama de “arsenal em rede”, em referência à capacidade de conexão dos dispositivos. Com eles é possível ter acesso a fontes de informações, comunicar-se com outros soldados ou ter acesso a recursos mais objetivos e simples, como software de tradução ou mapas aéreos, complementa o CNet. O aplicativo Vcommunicator, por exemplo, traduz Curdo e Árabe escritos ou falados, e ainda mais duas línguas afegãs.

Já o The Inquirer vai mais longe e conta que seria possível, por exemplo, fazer uploads de fotos de suspeitos e até mesmo um software de reconhecimento de faces ajudaria na tarefa de capturá-los, embora nada tenha sido publicado sobre a existência concreta desse programa.

“O iPod transformou a forma como escutamos músicas. Agora está transformando até a guerra.”, afirma a Newsweek. Parte do sucesso da utilização dos iPods no exército, contudo, segundo a matéria, se deve à capacidade de desenvolvimento e instalação de aplicativos sobre a plataforma, sem passar pelo crivo de Steve Jobs. Sabe-se bem que os aparelhos da Apple são bloqueados para que não se possa instalar softwares não aprovados pela empresa. Dispensado pela empresa de se submeter a essa restrição, o exército americano é capaz de produzir aplicativos interessantíssimos e executá-los nos iPods para dar suporte a suas operações.

www.geek.com.br

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br